terça-feira, 16 de outubro de 2007

Festas, Feiras e outras tradições



Festa das Tochas Floridas

“Ressuscitou como disse, Aleluia!”
Este é o grito que ecoa pelas ruas, cobertas de flores. Ano após ano a vila é um mar de tochas floridas. Aqui e além ouve-se uma voz potente e sonora: “Ressuscitou como disse!”. O grupo erguendo bem alto a tocha, com grande alegria e entusiasmo, responde: “Aleluia, aleluia, aleluia!”.É a manifestação popular da fé em Cristo ressuscitado.


São Brás de Alportel é uma terra em festa em cada domingo de Páscoa. Filhos seus, dispersos por outras terras do país e do mundo, tornam à terra que os viu nascer, neste dia que é de orgulho para todos os são-brasenses.Mas não só os filhos da terra visitam São Brás neste dia, ano após ano, são milhares os turistas que passam por São Brás no domingo de Páscoa.


1Km de flores cobre o chão, descrevendo o percurso da Procissão.Para construir esta verdadeira obra de arte, são precisas 3 toneladas de flores, num trabalho que resulta de um centena de voluntários.Depois de uma árdua semana de trabalho, na apanha e preparação das flores, é na véspera do Domingo de Páscoa, que todos os minutos são poucos, noite fora, até ao amanhecer, para que quando o sol chegar, possa fazer brilhar o magnífico tapete florido que descreve o percurso da Procissão.

Feira da Serra

Data 27, 28 e 29 de JulhoDe Sexta-feira a Domingo
Local Recinto da Escola EB 2 3 Poeta Bernardo de PassosSão Brás de Alportel (Rua 1º de Junho, rua transversal à Avenida da Liberdade) / Zona Norte

No último fim-de-semana de Julho, São Brás de Alportel torna-se palco de um festival de Cor, Sabor e Tradição, com a realização da Feira da Serra, o evento que é já uma referência no país e um ponto de visita obrigatório para quem vive ou visita o Algarve.Durante três dias, as cores, os saberes e os sabores da serra misturam-se numa viagem no tempo, ao encontro das nossas raízes, das histórias feitas de tradições, lendas e costumes, que se esculpem na pedra com mestria, que se tecem nos teares, que se pintam sobre a tela, que se trazem no canto e se dançam com alma.
Feira e Festa de Setembro

Artesanato e animação no primeiro domingo de Setembro, junto ao Mercado Municipal.
A Feira de Setembro é uma tradição tão antiga como a memória das gentes de São Brás, que a lembram com saudade. Outrora, esta Feira desempenhava um papel central na vida económica e social da comunidade.








Sem comentários: